terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mudou o mundo?

Pois amigos, sempre achei que o pior sinal de velhice era a crítica às atitudes dos mais jovens, até que me peguei criticando intimamente o comportamento de alguns rapazes em uma festa. Levei um susto daqueles! Por que eu os criticava? O que havia de realmente estranho no comportamento deles? Em qual esquina eles teriam se desviado do meu pensamento? Aquele sentimento estranho me acompanhou durante algum tempo. Mais do que a idade, é o sentimento que marca a velhice. Criticamos porque não podemos acompanhá-los em seus folguedos, ou porque eles realmente ofendem nossos sentimentos e nossos valores? Sei lá. Mas me lembrei de um pensamento de A. Schoppenhauer sobre o bem e o mal: as coisas não ficam piores ou melhores, apenas mudam. Acho que é isso mesmo. Os jovens não são piores ou melhores do que nós, são apenas diferentes. O sentido de "bom" ou "mau" é criado apenas por nossa visão dos fatos. Não é a realidade. Começar a entender que as coisas mudam, assim como nós também mudamos, é meio caminho andado para manter a juventude do espírito.

Um comentário:

  1. Será? Não me considero moralista ou precon- ceituosa,às vezes,penso que as mudanças estão mais para piores...não sei...

    Esa

    ResponderExcluir