segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Viajar é simples

Pois amigos, eu acho que para ser turista é preciso, antes de mais nada, ter espírito cigano, isto é, saber que vai renunciar a alguns confortos domésticos. Aliás, quem valoriza muito o conforto nem devia sair de casa. Um verdadeiro viajante sabe que só precisa da própria pele, então, a sua mala é de uma simplicidade franciscana. Ninguém faz turismo para desfilar moda. O mais importante é conhecer lugares novos, pessoas e hábitos diferentes, e adaptar-se a eles. Esse é o encanto maior de todas as viagens. Infelizmente já cruzei com várias espécies de turistas sem vocação, e reparei que entre eles dois tipos se destacam: o comprador - aquele que compra tudo o que vê, entupindo o bagageiro do ônibus com seus badulaques - e o chorão - aquele que reclama de tudo: o colchão é duro, o ônibus balança muito, a guia não lhe dá atenção, a comida é ruim, as cidades só têm prédios velhos (referindo-se à Europa!), ninguém fala a língua dele, tudo é muito caro, muito calor, ou frio, etc. É muito fácil conhecer um turista sem vocação: é só olhar sua mala. Quanto maior a bagagem, menor a vocação turística. A vida é uma grande viagem. Então, quanto menos pesarmos, mais longe iremos. Beijão da Jô

2 comentários:

  1. Oi Jo!
    Sensacional!

    Eu estou tentando praticar... quanto menos melhor!
    Achei um colete de viagem cheio de bolsos, perfeito!
    beijos
    MANA

    ResponderExcluir
  2. Oi JO!
    Sensacional!!!
    Estou praticando... quanto menos melhor
    Achei um colete cheio de bolsos, perfeito pra viajar!
    Beijos
    MANA

    ResponderExcluir