sábado, 3 de janeiro de 2009

Sobre pirocambas e caralhampanas

Pois amigos, meu pai era dentista militar e seguidamente era transferido de um estado para outro, levando toda a família. Cada vez que isso acontecia era um terremoto lá em casa. Em uma época em que quase nada era descartável, precisávamos levar quase tudo. Meu pai confiava o comando da mudança ao Sargento Garcia (minha mãe) e mantinha-se afastado da muvuca, alegando trabalho. E só voltava ao comando das operações depois de tudo embalado, encaixotado, engradado, engaiolado e pronto para ser embarcado. Para ele, a nossa mudança era composta de dois elementos: pirocambas e caralhampanas. As pirocambas eram aqueles trastes necessários e/ou imprescindíveis como mesas, cadeiras, camas, talheres, panelas, pratos, etc. e caralhampanas eram as inutilidades domésticas como cortinas, tapetes, colchas, bibelôs e quadros da minha mãe, os nossos brinquedos, o cachorro, o passarinho e a tartaruga. Até hoje, passados tantos anos da sua morte, eu ainda me pego classificando as coisas como pirocambas ou caralhampanas, sempre que vou às compras...Beijão da Jô

Nenhum comentário:

Postar um comentário